Dicas de Beleza

Voltar 11 de Fevereiro de 2020

Como Funciona a Cirurgia para Afinar o Rosto: Bichectomia

A cirurgia plástica para afinar o rosto, também conhecida como bichectomia, remove pequenas bolsas de gordura acumulada em ambos os lados do rosto, deixando as bochechas menos volumosas, realçando a maça do rosto e afinando o rosto.

Normalmente, a cirurgia para afinar o rosto é feita sob anestesia local e os cortes são feitos no interior da boca com menos de 5 mm, não deixando qualquer cicatriz visível no rosto. O preço da cirurgia para afinar o rosto normalmente varia entre 4.700 e 7.000 reais e a cirurgia dura entre 30 a 40 minutos, podendo ser feito em algumas clínicas de estética.

Após a cirurgia é comum que o rosto fique inchado durante os primeiros 3 a 7 dias, mas o resultado da cirurgia, normalmente, só é observado cerca de 1 mês após a intervenção.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia de bichectomia é bastante rápida e fácil, podendo ser feita no consultório do médico com anestesia geral. Durante o procedimento, o médico faz um pequeno corte, com cerca de 5 mm, no interior da bochecha, por onde remove o excesso de gordura que está acumulado. Depois, fecha o corte com 2 ou 3 pontos, terminando a cirurgia.

Após a retirada da gordura, os tecidos do rosto ficam inflamados, deixando o rosto ligeiramente inchado, o que pode durar até 3 meses. No entanto, existem alguns cuidados que ajudam a acelerar a recuperação, permitindo observar o resultado mais cedo.

Cuidados para acelerar a recuperação

A recuperação da cirurgia para afinar o rosto dura, na maioria dos casos, cerca de 1 mês e é pouco dolorosa, sendo que durante esse período o médico pode receitar a ingestão de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Diclofenaco, para reduzir o inchaço do rosto e analgésicos, como o Paracetamol, para evitar o surgimento de dores.

Além disso, durante a recuperação é importante outros cuidados como:

• Aplicar compressas geladas no rosto 3 a 4 vezes por dia durante 1 semana;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada até que o inchaço do rosto desapareça;
  • Fazer uma dieta pastosa durante os primeiros 10 dias para evitar abertura dos cortes.

Porém, é possível voltar a trabalhar logo no dia seguinte à cirurgia, sendo que o único cuidado especial que se deve ter é evitar a exposição solar prolongada e fazer esforços físicos, como correr ou levantar objetos muito pesados, por exemplo.

Possíveis riscos da cirurgia

Os riscos e complicações da cirurgia para afinar o rosto são raros, no entanto, é possível que aconteça:

• Infecção do local da cirurgia: é um risco que está associado a todos os tipos de cirurgia devido ao corte provocado na pele, mas que normalmente é evitado com o uso de antibióticos diretamente na veia antes e durante a cirurgia;
  • Paralisia facial: pode surgir caso aconteça corte acidental de algum nervo facial;
  • Redução da produção de saliva: é mais comum em cirurgias mais complicadas em que pode haver lesão das glândulas salivares ao retirar o excesso de gordura.

Desta forma, a cirurgia para afinar o rosto, geralmente, só está indicada para casos em que o volume provocado pelas bolsas de gordura é excessivo.

As vezes pode parecer que o rosto não é tão magro como esperado devido ao tipo de rosto, que pode ser redondo ou oblongo por exemplo.

Fonte: Tua Saúde

Sobre Nós