Dicas de Beleza

Riscos e Benefícios do Preenchimento com PMMA

A bioplastia é um tratamento estético onde o dermatologista ou cirurgião plástico injeta sob a pele uma substância chamada PMMA através de uma seringa fazendo um preenchimento cutâneo. Dessa forma a bioplastia também é conhecida como preenchimento com PMMA.

Esta técnica pode ser feita em qualquer região do corpo, mas é indicada especialmente para pequenas áreas como a face, onde pode ser usado para aumentar o volume dos lábios, uniformizar o queixo, o nariz ou eliminar marcas da idade. Esse tratamento estético é seguro desde que a área de tratamento seja pequena para não colocar a saúde da pessoa em risco mas pode trazer graves danos à saúde quando é usado em grande quantidade.

Principais benefícios

O preenchimento com PMMA pode ser usado para preencher sulcos e cicatrizes após cirurgias ou na fase de envelhecimento, principalmente a partir dos 45 anos de idade.

Esse tratamento também pode ser usado nas pessoas portadoras do vírus HIV porque podem ficar com deformações no corpo e no rosto devido à doença e à medicação usada, e também pode ser útil para melhorar a aparência de pessoas com a Síndrome de Romberg, caracterizada pela ausência de tecidos e atrofia da face, por exemplo.

Assim, os benefícios do preenchimento com PMMA incluem a melhor satisfação com o corpo, sendo um procedimento mais econômico que outras cirurgias plásticas e que pode ser feita num consultório, de forma rápida. Quando são respeitadas sus forma, local de aplicação e quantidade, este é um bom tratamento estético para aumentar a auto-estima.

Como é feito o preenchimento com PMMA

O preenchimento com PMMA é realizado com anestesia local, e consiste na aplicação de uma injeção contento PMMA que é o polimetilmetacrilato, um material aprovado pela Anvisa, que é compatível com o organismo humano. O produto implantado ajuda a aumentar o volume da região e a sustentar a pele não sendo reabsorvido pelo corpo e por isso tem resultados duradouros.

No entanto o Conselho Federal de Medicina alerta que essa substância deve ser usada em pequenas doses e o paciente precisa estar ciente dos riscos que corre antes de optar pelo procedimento.

Riscos do Preenchimento com PMMA

O preenchimento com PMMA tem muitos riscos para saúde, principalmente quando é aplicado em grandes quantidades ou quando é aplicado no músculo, podendo causar infecções até mesmo, necrose, que acontece quando o tecido apodrece e tem que ser removido cirurgicamente. Caso isso aconteça a pessoa precisa ficar internada na UTI e pode ter complicações que colocam sua vida em risco.

O PMMA pode causar irritação, vermelhidão e inchaço no local onde é aplicado e além disso, o produto pode mudar de lugar, levando a deformações, além de provocar alterações nas células do corpo.

Por causa disso o preenchimento com PMMA só deve ser usado para tratar pequenas áreas como as rugas e linhas de expressão no rosto, por exemplo. Caso a pessoa apresente vermelhidão, inchaço ou alteração da sensibilidade no local onde a substância foi aplicada, deve-se ir ao pronto-socorro o quanto antes. As complicações de injetar PMMA no corpo podem surgir 24 horas depois da sua aplicação ou anos depois da sua aplicação no corpo.

Fonte: Tua Saúde

Sobre Nós